A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vamos continuar a Primavera!

TODXS À PRÓXIMA ASSEMBLEIA POPULAR!

No dia 17 de Maio, depois de 5 dias de vivência comunitária, de discussão, partilha e construção colectiva de ideias e alternativas a este sistema que oprime e condena ao empobrecimento e à miséria 99% de população, apenas para permitir o enriquecimento de 1% da população, o acampamento no Parque Manuel Braga foi desmontado.



No entanto, se é correcto dizer que a “Primavera Global” começou a 12 de Maio em centenas de cidades por todo o mundo e terminou no final da semana passada, já a “Primavera”  (num sentido mais lato) que começou no final de 2010 não pára nem pode parar. O grito de revolta por um mundo diferente que começou com as revoltas e revoluções no Norte de África é agora global. Alastrou-se para a Europa e para o resto do mundo com o 15M espanhol, o movimento Occupy e todas as ocupações de praças que estes inspiraram, abalando todo o mundo no 15 de Outubro e agora entre 12 e 15 de Maio.
E porque para que esta “Primavera” continue viva e pujante é preciso o envolvimento de todxs, apelamos à participação na Assembleia Popular que vai ter lugar já esta terça-feira a partir das 21h, na Praça 8 de Maio.
Aparece e participa! A Primavera és tu que a fazes!

Sem comentários: