A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

domingo, 13 de maio de 2012

Fotos e Relato da Primavera Global em Coimbra - 12 de Maio

FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA
PRIMAVERA GLOBAL EM COIMBRA











Via Indymedia: http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/7564:
«Hoje, 12 de Maio, entre 100 e 150 pessoas tomaram as ruas de Coimbra, a par de milhares por todo o mundo. Depois de uma manifestação animada e cheia de energia em que descemos da Praça da República até à Baixa de Coimbra, onde a população se mostrou muito receptiva à nossa mensagem, chegámos ao Parque Manuel Braga, perto do Coreto (a meio caminho entre os bares das docas e o Largo da Portagem). Aqui, durante cerca de uma hora, as pessoas expressaram as suas ideias durante o Megafone aberto, algumas sublinhando a importância da ocupação das praças à semelhança do que foi feito na Tahrir ou na Puerta del Sol.
Há actividades até dia 15 de Maio, e há gente que vai permanecer aqui permanentemente até lá. Tragam as vossas tendas e juntem-se a nós! Hoje ainda há jantar comunitário e um concerto, que irá começar entre as 21h30 e as 22h.»

Neste momento, já jantámos e acabou há pouco o concerto de dois artistas locais, ao qual cerca de 20 pessoas assistiram. Vídeos em breve.
Neste momento, o que é mais necessário é que todos participem! No entanto, não temos electricidade (o que dificulta a comunicação), pelo que apelamos a que, quem puder, apareça e traga um gerador ou uma bateria de um carro.
Amanhã, apareçam todas e todos nas actividades! Começamos com um Almoço Comunitário - a política é quem puder trazer algo para partilhar; quem não puder, apareça na mesma que há comida para todxs. Depois, há Oficinas de Hortas Verticais e Pintura, e Assembleia Popular às 17h.



Sem comentários: