A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COMMUNIQUÉ 1st National Meeting of Popular Assemblies





COMMUNIQUÉ
1st National Meeting of Popular Assemblies


On January 14th 2012, activists, integrated or not in several Popular Assemblies and other groups, gathered for the First National Meeting of Popular Assemblies to share experiences and debate ideas and ways of intervention in the Portuguese society.

The will to reinforce communication and cooperation among these groups resulted from this meeting.

Those present in the meeting were consensual regarding the participation in an international mobilization that will take place on May 12th. This proposal will be discussed within the several Popular Assemblies and groups, as well as within other groups that may be willing to join the mobilization.

As a conclusion, there were appeals to:
- the creation of new Popular Assemblies,
- the self-organization of the population and
- the setting of new Meetings.

Sem comentários: