A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em Solidariedade com os Estudantes - Contra o Fecho das Cantinas!


À semelhança de muitos outros sectores da sociedade, também a Educação tem sido visada nos cortes de financiamento, impedindo a milhares de jovens a continuação ou o acesso ao Ensino Superior. Na Universidade de Coimbra que, de momento, paga mais impostos ao Estado do que os fundos que dele recebe, os cortes têm-se feito sentir tanto no fecho da lavandaria dos SASUC como na diminuição do número de bolsas atribuídas, e estendem-se agora às cantinas. Depois da reivindicação pela abertura de uma cantina ao fim-de-semana (abertura essa que se veio a concretizar no início de Maio), os Serviços de Acção Social da UC levantaram a possibilidade de encerrar “uma ou duas cantinas” do Pólo I, de forma a contrabalançar os gastos ao fim-de-semana. A espera não foi longa e as “Verdes” estão já fechadas. A existência de uma cantina aberta ao fim-de-semana não deveria ser um luxo, antes um direito! Por este motivo, foi convocado para 5ª feira um protesto pela reabertura das “Verdes” e, principalmente, para evitar que, num futuro próximo, outras cantinas sejam encerradas.
A Assembleia Popular de Coimbra mostra-se, assim, solidária com os estudantes, entendendo que esta decisão, à semelhança de demasiadas outras, é fruto do favorecimento de interesses económicos em detrimento do investimento na Educação, o que tem levado a uma crescente elitização do Ensino Superior.

Conversa com Yorgos Mitralias "Portugal e Grécia - Situação e Semelhanças"

Yorgos Mitralias, de nacionalidade grega, é activista há 44 anos (desde Maio de 68), tendo trabalhado como jornalista no "Courrier Financier" em Atenas e na televisão pública grega (ERT). É membro fundador do Comité Grego contra a Dívida (organização afiliada no Comité pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo), da Campanha para uma Auditoria da Dívida Pública Grega, e da Coligação de Esquerda Radical (SYRIZA). Nos últimos 15 anos, trabalhou de forma activa no movimento Marchas Europeias e no movimento alter-mundialista (Fóruns Sociais Grego e Europeu).
Entre 1 e 6 de Junho, estará em Portugal e vai participar numa série de debates que vão acontecer em Lisboa, no Barreiro, no Porto e, claro, também em Coimbra!
O debate em Coimbra realiza-se no dia 2 de Junho, a partir das 16h, no Teatro da Cerca de São Bernardo (junto ao Pátio da Inquisição), e conta também com a presença de Vitor Lima, economista e activista, membro da PAGAN - organização anti-nato e anti-militarista.

Plano do debate:
"Grécia e Portugal
- Situação e semelhanças
- A dívida na Europa; causas e consequências.
- Financeirização, neoliberalismo, capitalismo
- A dívida, instrumento estrutural de canibalização do povos.
- Ideias para inverter a marcha do empobrecimento colectivo."



Outras Sessões em Portugal:
* Dia 1 de Junho - Sessão em Lisboa
* Dia 3 de Junho - Sessão no Porto
* Dia 4 de Junho - Sessão no Barreiro
* Dia 5 de Junho - Sessão em Lisboa

Pelo Direito à Informação e em Solidariedade com os Trabalhadores da Agência LUSA


A recente decisão da Agência Lusa de encerrar a sua delegação em Coimbra merece da Assembleia Popular de Coimbra o mais vivo repúdio.
Consideramos que esta medida compromete seriamente o direito à informação dos cidadãos residentes na zona centro e, por outro lado, abre a porta a que os jornalistas sejam gravemente penalizados, quer na sua remuneração e condições de trabalho, quer mesmo na forte possibilidade de se verificarem despedimentos. Para além do seu carácter economicista, esta decisão vem no seguimento de um processo generalizado de precarização e retirada de direitos de todas as pessoas que vivem e trabalham neste país.
 O encerramento da delegação da Agência LUSA em Coimbra, que se realiza em simultâneo com o encerramento das delegações de Évora e Faro, vem juntar-se aos muitos outros serviços deslocados para fora da nossa cidade, especialmente para Lisboa e Porto, tornando cada vez mais forte o centralismo que se vem agigantando em Portugal e provocando uma crescente desertificação de pessoas e serviços no restante território português.

Pelo Direito à Informação!
Em Solidariedade com os Trabalhadores!

sábado, 26 de maio de 2012

Assembleia Popular - A Primavera Continua!



A Primavera - que começou no final de 2010 - não pára nem pode parar. O grito de revolta por um mundo diferente que começou com as revoltas e revoluções no Norte de África é agora global, alastrou-se para a Europa e para o resto do mundo com o 15M espanhol, o movimento Occupy e todas as ocupações de praças que estes inspiraram, abalando todo o mundo no 15 de Outubro e agora entre 12 e 15 de Maio.
E porque para que esta “Primavera” continue viva e pujante é preciso o envolvimento de todxs, apelamos à participação na Assembleia Popular que vai ter lugar já esta terça-feira a partir das 21h, na Praça 8 de Maio.
Aparece e participa! A Primavera és tu que a fazes!

---

Esta assembleia é aberta a tod@s @s trabalhador@s, estudantes, desempregad@s, reformad@s/aposentad@s, pessoas comuns... É totalmente horizontal e há total liberdade de expressão.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Contra o Fecho das Urgências dos Covões


O fecho das Urgências do Hospital dos Covões durante o período nocturno é mais uma decisão que coloca os interesses económicos à frente dos interesses de todas e de todos. Esta medida irá afectar uma parte considerável da população da região de Coimbra e porá em causa o seu acesso a cuidados de saúde com a necessária celeridade. 

Na Assembleia Popular realizada na terça-feira, na Praça 8 de Maio, foi decidida a participação na Vigília contra o Fecho das Urgências dos Covões, convocada pelo MUSP. Esta iniciativa vai realizar-se no sábado, a partir das 15h, à frente do Hospital dos Covões.

Apelamos à participação de todxs!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vamos continuar a Primavera!

TODXS À PRÓXIMA ASSEMBLEIA POPULAR!

No dia 17 de Maio, depois de 5 dias de vivência comunitária, de discussão, partilha e construção colectiva de ideias e alternativas a este sistema que oprime e condena ao empobrecimento e à miséria 99% de população, apenas para permitir o enriquecimento de 1% da população, o acampamento no Parque Manuel Braga foi desmontado.



No entanto, se é correcto dizer que a “Primavera Global” começou a 12 de Maio em centenas de cidades por todo o mundo e terminou no final da semana passada, já a “Primavera”  (num sentido mais lato) que começou no final de 2010 não pára nem pode parar. O grito de revolta por um mundo diferente que começou com as revoltas e revoluções no Norte de África é agora global. Alastrou-se para a Europa e para o resto do mundo com o 15M espanhol, o movimento Occupy e todas as ocupações de praças que estes inspiraram, abalando todo o mundo no 15 de Outubro e agora entre 12 e 15 de Maio.
E porque para que esta “Primavera” continue viva e pujante é preciso o envolvimento de todxs, apelamos à participação na Assembleia Popular que vai ter lugar já esta terça-feira a partir das 21h, na Praça 8 de Maio.
Aparece e participa! A Primavera és tu que a fazes!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Primavera Global continua em Coimbra! | Programa para 16 de Maio


Hoje, a Primavera Global continua no Parque Manuel Braga (junto ao Coreto).
Aparece e participa nas actividades!

Programa para HOJE, dia 16 de Maio: 
17h – Declamação de Poesia
18h – Aula de Ioga
19h30 – Jantar Comunitário
21h – Assembleia Popular
23h – Filme sobre Timor-Leste

 Relato do que se passou nos últimos dias: http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/7609

Relato da Primavera Global de 12 a 15 de Maio em Coimbra

Neste período entre 12 e 15 de Maio passaram largas dezenas de pessoas nas actividades que se têm realizado no Parque Manuel Braga, onde o acampamento se mantém. Depois da manifestação que, no sábado, percorreu as ruas do centro de Coimbra (com uma agradável receptividade de uma considerável parte da população) e que contou com a participação de 100 a 150 pessoas, a ocupação da zona do Coreto no Parque Manuel Braga manteve-se permanentemente. No sábado, o Microfone Aberto que se seguiu à manifestação contou com a participação de mais de 50 pessoas, muitas delas ali permanecendo até à noite, durante a qual houve um Jantar Comunitário onde quem pôde trouxe coisas para partilhar e toda a gente comeu*, seguido de um concerto acústico com guitarra, voz e percussão, dado por duas pessoas da região.
No domingo houve diversas actividades: Oficina de Construção de Hortas Verticais, Oficina de Pintura, Assembleia Popular e Filme (à noite). Durate todo o dia e a noite, passaram pelo Parque Manuel Braga cerca de 60 pessoas. Desde aí, todos os dias têm estado presentes no acampamento e nas actividades algumas dezenas de pessoas (entre 40 e 50).
No dia 14, houve uma conversa sobre a Es.Col.A. da Fontinha e Ocupações, seguida de um “Diálogo entre Experiências – Conhecer e Aprender com Lutas de outros lugares do mundo”, no qual pessoas da Catalunha, do Brasil e do Equador deram a conhecer e debater várias experiências de luta, resistência e modos de vida alternativos nos seus locais de origem. De seguida, realizou-se o Jantar Comunitário e, depois, um concerto de Old Trees, um projecto de punk/folk de uma pessoa da cidade.
Ontem, dia 15, foi um dia de celebração de um ano do Movimento 15M e de tudo aquilo que ele inspirou, tendo-se realizado uma Festa Autogerida em que toda a gente foi convidada a trazer os seus instrumentos e fazer música colectivamente. Mas, mais do que isso, foi um dia de Balanço. Ao final da tarde realizou-se um debate animado e rico sobre As Mentiras da Dívida, seguido de uma “Reflexão de um Ano de Indignação e Mudança”, em que se fez um balanço geral do que se fez a nível local, nacional e internacional, do que se conseguiu e do que falhou. Demos ainda alguma atenção especial à iniciativa que está a decorrer, integrada na “Primavera Global” que está a dar vida e democracia a muitas dezenas de cidades por todo o mundo, e chegámos à conclusão que, como havia gente disposta a realizar actividades e a continuar a acampar e a permanecer permanentemente no Parque (pelo menos até hoje), a iniciativa iria continuar.
Hoje, portanto, a Primavera Global continua no Parque Manuel Braga (junto ao Coreto). Aparece e participa nas actividades!

* É, aliás, essa a ideia dos Almoços e Jantares Comunitários que se realizam todos os dias junto ao Coreto, e que se vão continuar a realizar enquanto o acampamento se mantiver – “quem pode, traga algo para partilhar! Quem não pode, apareça na mesma que há comida para todxs!”.

PS: Os meios de comunicação social têm mantido um quase completo bloqueio de infomação, e a falta de electricidade aqui no Parque Manuel Braga têm-nos dificultado a informação, mas queremos deixar bem claro que continuamos no Parque, e muita gente tem participado.
Se os mass media não são democráticos e não informam as pessoas do que verdadeiramente se passa, então sejamos nós próprios jornalistas, livres e independentes!

Retirado de http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/7609

domingo, 13 de maio de 2012

Fotos e Relato da Primavera Global em Coimbra - 12 de Maio

FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA
PRIMAVERA GLOBAL EM COIMBRA











Via Indymedia: http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/7564:
«Hoje, 12 de Maio, entre 100 e 150 pessoas tomaram as ruas de Coimbra, a par de milhares por todo o mundo. Depois de uma manifestação animada e cheia de energia em que descemos da Praça da República até à Baixa de Coimbra, onde a população se mostrou muito receptiva à nossa mensagem, chegámos ao Parque Manuel Braga, perto do Coreto (a meio caminho entre os bares das docas e o Largo da Portagem). Aqui, durante cerca de uma hora, as pessoas expressaram as suas ideias durante o Megafone aberto, algumas sublinhando a importância da ocupação das praças à semelhança do que foi feito na Tahrir ou na Puerta del Sol.
Há actividades até dia 15 de Maio, e há gente que vai permanecer aqui permanentemente até lá. Tragam as vossas tendas e juntem-se a nós! Hoje ainda há jantar comunitário e um concerto, que irá começar entre as 21h30 e as 22h.»

Neste momento, já jantámos e acabou há pouco o concerto de dois artistas locais, ao qual cerca de 20 pessoas assistiram. Vídeos em breve.
Neste momento, o que é mais necessário é que todos participem! No entanto, não temos electricidade (o que dificulta a comunicação), pelo que apelamos a que, quem puder, apareça e traga um gerador ou uma bateria de um carro.
Amanhã, apareçam todas e todos nas actividades! Começamos com um Almoço Comunitário - a política é quem puder trazer algo para partilhar; quem não puder, apareça na mesma que há comida para todxs. Depois, há Oficinas de Hortas Verticais e Pintura, e Assembleia Popular às 17h.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Actividades de 12 a 15 de Maio no Parque Manuel Braga


O 12 de Maio é apenas o início da Primavera Global. Em Coimbra, permaneceremos no Parque Manuel Braga para criar espaços de debate, partilha e expressão livres, verdadeiramente democráticos, e para, colectivamente, construir alternativas e delinear estratégias de resistência às políticas que conduzem mais de 99% da população ao empobrecimento enquanto a ínfima minoria restante enriquece cada vez mais. Permanecemos lá para dar os primeiros passos na construção de um mundo novo, de todxs e para todxs, independentemente da nacionalidade, etnia, sexo, orientação sexual, idade e condição social. A construção da mudança, deste outro mundo, só é possível se as pessoas se envolverem! Fica, então, o apelo ao envolvimento de todxs nas actividades que vão decorrer entre os dias 12 e 15 de Maio!
Em baixo deixamos o programa. Ressalvamos que este é um programa abertoo espaço é de todxs e qualquer pessoa pode tomar a iniciativa e organizar uma conversa, um debate ou uma oficina sobre qualquer tema! Para facilitar a divulgação das várias iniciativas, sugerimos apenas que enviem um e-mail com as informações da actividade (dia, hora, ...) para acampadacoimbrablog@gmail.com

Sábado (12 de Maio): Programa AQUI

Domingo (13 de Maio):
Almoço Comunitário*
14h – Oficina de Hortas Verticais
15h30 – Oficina de Pintura
17h – Assembleia Popular
Jantar Comunitário*

Segunda-feira (14 de Maio):
Almoço Comunitário*
15h – Visita aos Jardins de Abril – Horta Comunitária (saída do Parque Manuel Braga)
17h30 – Conversa sobre a Es.Col.A. da Fontinha & Ocupações
19h – Experiências em Diálogo – Conhecer e Aprender com as lutas de outros locais do mundo
com Raul Llasag (Ecuador), Esther Fermoya (Catalunha) e Bico (Brasil)
Jantar Comunitário*

Terça-feira (15 de Maio):
Almoço Comunitário*
17h – Oficina de Produção de Sabão
18h – Debate sobre as Mentiras da Dívida
19h – Reflexões de um ano de Indignação e Mudança – Passado, Presente e Futuro
Jantar Comunitário*
22h – Festa auto-gerida – traz o teu instrumento e tocamos todxs juntxs!

*Se vieres aos almoços e jantares comunitários, traz algo para partilhar - se puderes, claro! Se não puderes, aparece na mesma que há comida para todxs!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arruada de Apelo à Primavera Global | 4ª Assembleia Preparatória do 12 de Maio em Coimbra


Já no próximo sábado, a Primavera Global vai tomar as ruas de centenas de cidades em todo o mundo. Já são mais de 300 as confirmadas, estando ainda muitas por contabilizar > http://map.squaresdatabase.org/

Amanhã, quinta-feira, tomamos as ruas da Baixa de Coimbra para apelar à mobilização de toda a população da cidade para a Primavera Global. Às 17h30 encontramo-nos no Largo da Portagem e, depois, iniciamos a Arruada até à Praça 8 de Maio.
De seguida, às 19h na Praça 8 de Maio, vai realizar-se a 4ª Assembleia Preparatória da Primavera Global em Coimbra, para finalizar os preparativos da Primavera Global na nossa cidade.
APARECE, A TUA PARTICIPAÇÃO É ESSENCIAL!

 Divulgação da Primavera Global no 1º de Maio


domingo, 6 de maio de 2012

Primavera Global em Coimbra - Programa e Manifesto (PT/EN/FR)

Os preparativos da Primavera Global avançam a passos largos em Coimbra! Já há programa para o dia 12, e muitas coisas a serem preparadas! O Manifesto já foi também subscrito pela FAE - Frente de Acção Estudantil, pelo colectivo estudantil AACção e pelos Jardins de Abril - Horta Comunitária e estão já disponíveis traduções para Inglês e Francês. Consulta-as em http://acampadacoimbra.blogspot.pt/2012/04/12-de-maio-para-uma-mudanca-global.html



PROGRAMA DO 12 de MAIO EM COIMBRA:
Praça da República:
13h – Almoço comunitário – traz algo para partilhar
14h – Concentração com pintura de faixas e cartazes
16h – Manifestação em direcção ao Parque Manuel Braga com die-in e acto performativo no Largo da Portagem

No Parque Manuel Braga:
Microfone Aberto
Música, Poesia, entre outras intervenções artísticas e culturais
20h - Jantar Comunitário
21h30 – Concertos


E porque a Primavera Global precisa de ti, ajuda a divulgar estas informações e o Evento no Facebook!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Apelo à subscrição do Manifesto da PRIMAVERA GLOBAL em Coimbra

A Primavera Global vai tomar as ruas de centenas de cidades em todo o mundo no próximo dia 12 de Maio.  O Manifesto decidido na 3ª Assembleia Preparatória da Primavera Global, realizada no passado sábado, é de todxs aqueles que com ele se identificarem, não sendo pertença de nenhum grupo ou movimento específico. Assim, e porque unidxs temos mais força, a Assembleia Popular de Coimbra apela a todos os grupos, associações e colectivos a subscreverem o Manifesto da PRIMAVERA GLOBAL em Coimbra | 12 de Maio para uma Mudança Global, disponível em http://acampadacoimbra.blogspot.pt/2012/04/12-de-maio-para-uma-mudanca-global.html

Para subscrever o manifesto basta mandar um e-mail para acampadacoimbrablog@gmail.com


A PRIMAVERA ESTÁ A CHEGAR!

No Cortejo da Queima Por um Ensino Público e Para Todxs! | Apelo à Primavera Global

No dia 6 de Maio, os estudantes de Coimbra vão sair à rua em mais um cortejo da Queima das Fitas, uma iniciativa que começou por ser um agradecimento à cidade que os acolhera, mas que é agora um marco na sua vida académica muito mais virado para si mesmo. Não é esta a tradição. Numa altura em que muitos invocam a necessidade de um novo 25 de Abril, onde estão os seus intervenientes? É com foco no despertar de consciências e no alimentar de uma luta que não pode parar em dias de festa que a Assembleia Popular de Coimbra convoca todxs xs interessadxs a participar num bloco reivindicativo que se concentrará no lago do Jardim da Sereia às 15h e que se juntará ao cortejo clamando por um ensino público e para todxs e apelando à participação no dia de acção internacional 12 de Maio porque a PRIMAVERA GLOBAL também precisa dos estudantes, em Coimbra como em todo o mundo.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Oficina de Acção Directa e Resistência Não-Violenta

Este fim-de-semana recebemos Sinan Eden, um activista de origem turca, que nos vai apresentar a oficina "Acção Directa e Resistência Não-Violenta: como organizar uma acção". Esta acção de formação vai realizar-se na "Andy Warhol's Factory" (antiga fábrica de porcelanas de coimbra), localizada na Rua Manuel da Silva Gaio, junto à linha do comboio (clica para ver o mapa).


sábado (5.maio)
10h00 - 11h45 > Não-Violência (discussão de ideias)
12h00 - 13h00 > trabalho em equipa (exercício e discussão)
domingo (6.maio)
10h00 - 13h00: acção directa (exercícios de demonstração)



Em caso de dificuldade em encontrar o local contactar 913839951   |   Evento no Facebook