A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Manif e Assembleia de dia 24 + Próximas Acções/Actividades

Ao contrário do que foi noticiado por alguns órgãos de comunicação (daqueles que não omitiram pura e simplesmente a notícia), a manifestação convocada pela AcampadaCoimbra partiu da Praça da República, passou pela Praça 8 de Maio e pelo largo da Portagem, cruzou a ponte de Santa Clara (pela estrada e com algumas paragens) nos dois sentidos e terminou a meio do Parque da Cidade.

A meio da manifestação, e após parar por alguns minutos em frente aos Paços do Concelho (Câmara Municipal) gritando palavras de ordem, a maioria (e não "alguns", como foi noticiado por alguns órgãos de comunicação) d@s manifestantes participaram numa invasão espontânea (e inédita?) do edifício, que durou cerca de 20 minutos.

No final da manifestação realizou-se uma assembleia popular, na qual (entre outras coisas) foi reiterada a decisão de realizar em Coimbra acções/actividades (ainda a definir, muito provavelmente em coordenação com outros colectivos/organizações) no próximo dia 10 de Dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos e para o qual estão a ser convocadas acções de sensibilização, protesto, luta, etc.. em múltiplos locais dos vários continentes.

Assinalamos também que pouco ou nenhum destaque foi dado pelos mesmos órgãos de comunicação à concentração organizada de manhã pela União dos Sindicatos de Coimbra na Praça 8 de Maio, ao conteúdo dos discursos aí feitos e à marcha que de seguida se realizou até à Av. Fernão de Magalhães.


Próxima Assembleias Populares:
Domingo, 27 de Novembro, às 15:00 na Praça 8 de Maio - http://www.facebook.com/event.php?eid=324780194215745
Quarta-feira, 30 de Novembro, às 21:30 no Átrio das Químicas (local ainda sujeito a alteração) - http://www.facebook.com/event.php?eid=203808709697575













Sem comentários: