A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

11.11.11 MAGUSTO


Acção reivindicativa a favor da reactivação da linha Coimbra-Serpins e pela manutenção das linhas do Oeste, Tua, Vouga e demais trajectos ferroviários em risco de encerramento

SEXTA-FEIRA , 11 NOVEMBRO
> 17.30 - concentração na estação do estádio
> 18.00 - caminhada ao longo da linha estádio-parque
> 19.00 - magusto em frente à estação do parque

tragam castanhas e bebida !!!
haverá fogueira e animação musical !

http://www.facebook.com/event.php?eid=298597686834647


A Acampada de Coimbra vem desta forma convidar a população a concentrar-se na estação desactivada de Coimbra - Estádio no próximo dia 11 de Novembro, pelas 17h30. O objectivo será a realização de uma caminhada ao longo da linha ferroviária entre as estações do Estádio e do Parque, como forma de protesto pela desactivação da linha da Lousã e pelo direito à mobilidade ferroviária. Chegando à estação do Parque será realizado um magusto nas imediações.

O encerramento da Linha da Lousã em 2009 privou as populações de utilizar o transporte ferroviário e, apesar da recente intenção do ministro da economia em reactivar a Linha, as suas declarações são omissas em relação ao como e quando se efectuará a sua reactivação, não sendo feita qualquer referência ao traçado Lousã – Serpins.
O recente Plano Estratégico de Transportes do Ministério da Economia pretende eliminar de forma parcial ou completa o transporte de passageiros na Linha do Oeste, do Leste, do Vouga, do Tâmega, do Tua e do Corgo. Por um lado, tal proposta afectará o direito à mobilidade das populações servidas por estas linhas. Por outro lado, aumentará a utilização do transporte rodoviário, mais caro e poluente.

O argumento economicista do ministro não faz sentido porque o encerramento das linhas ferroviárias em questão aumentará a dependência energética do país. Adicionalmente, o argumento que os transportes públicos têm prejuízos é omisso em informação e esquece a responsabilidade da missão das empresas públicas de transporte colectivo – proporcionar mobilidade à população, possível através de uma correcta gestão dos recursos públicos.

O sector ferroviário português tem sido alvo de desprezo por parte dos diversos responsáveis governativos, pois o último plano ferroviário data de 1927, e daí em diante, com excepção da edificação das linhas urbanas e da modernização necessária das principais linhas ferroviárias nacionais, só se alteraram horários de comboios ou suprimiram-se linhas sem consultar as populações servidas, o que resultou numa redução do número de passageiros, ao contrário dos restantes países europeus. Desta forma, torna-se necessário um plano de reestruturação ferroviária que possa satisfazer as necessidades da população, evitando assim o uso do transporte rodoviário individual.

A densidade de rede ferroviária nacional é de 31 metros de linha/km2, um valor abaixo da média europeia - 47 metros de linha/km2, por contraste com a rede rodoviária que por 1000/habitantes tem 176 km2 de auto-estrada, valor bem acima da média europeia, que se situa nos 136 km2*. Assim, é fácil entender a dependência energética e, por conseguinte, os elevados custos económicos que Portugal comporta no uso desmedido do transporte rodoviário.

Defendemos a reactivação da Linha da Lousã e manutenção da linha do Oeste, Leste, do Vouga, do Tâmega, do Tua e do Corgo.

Por um transporte ferroviário acessível e não poluente para toda a população.

A #acampadacoimbra assembleia.popular

(* Manuel Margarido Tão, investigador da Universidade do Algarve)







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