A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Solidariedade para com o CSOA La Casika!

O CSOA (Centro Social Ocupado e Autogestionado) La Casika tem 14 anos de vida e funciona num espaço ocupado no bairro de Móstoles, em Madrid.
Durante estes 14 anos, este espaço aberto à participação e ao serviço de toda a comunidade acolheu actividades com carácter social, cultural e político - debates, oficinas, exposições e festivais de música, cinema e teatro, entre muitas outras coisas. "La diversidad y cantidad de actividades desarrolladas en la Casika (...) ha proporcionado a nuestra localidad un punto de encuentro para la reflexión y acción alternativa, donde los valores del sistema capitalista han sido superados por la autogestión." O CSOA La Casika apoia valores como a autonomia, a auto-gestão, a horizontalidade e o assemblearismo.
Neste momento, a sua existência encontra-se ameaçada pelo Estado Espanhol. Segundo o blog de apoio a La Casika, uma resolução administrativa estabeleceu o fim das actividades culturais, debates, refeições, etc., sob ameaça de encerrar o espaço.

Indignada com esta situação, a Assembleia Popular de Coimbra junta-se às dezenas de grupos e projectos solidários para com o CSOA La Casika e apela a que outros grupos da região portuguesa se solidarizem com este projecto.
A solidariedade é a nossa maior arma!

 

Sem comentários: