A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pelo Trabalho com Direitos! - APC na Manifestação de 30 de Junho


Já no próximo sábado, dia 30 de Junho, as ruas de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra vão receber manifestações pelo Direito ao Trabalho, convocadas pelo Movimento Sem Emprego.
No actual contexto de crescente desemprego e precarização do trabalho na região portuguesa, a Assembleia Popular de Coimbra reivindica o Trabalho com Direitos, declarando-se solidária com estes protestos e apelando à participação de todxs. Em Coimbra é às 15h, na Praça da República.

 
A APC aproveita ainda para declarar toda a solidariedade para com os trabalhadores da ZON que foram recentemente despedidos, e repudiar o possível encerramento deste call center em Coimbra.


Sem comentários: