A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Comunicado - Apoio à Manifestação pelo Ramal Ferroviário Pampilhosa-Figueira da Foz


Comunicado
Apoio à Manifestação
Pelo Ramal Ferroviário Pampilhosa-Figueira da Foz


Reunidos em Coimbra, a 10 de Janeiro, decidimos mostrar o nosso apoio à Manifestação pelo Ramal Ferroviário Pampilhosa-Figueira da Foz, que ocorrerá em Cantanhede, dia 14 de Janeiro, pelas 14h30.
Lamentamos não participar neste protesto mais que justificado lado a lado com a Plataforma Nacional pela Defesa da Ferrovia, com o Movimento de Defesa do Ramal Pampilhosa - Figueira da Foz (de Cantanhede), com o Projecto Cultura e Cidadania (de Mira) e com as populações afectadas, mas estaremos a participar no Encontro Nacional de Assembleias Populares, que se realizará em Coimbra nesse mesmo dia e no dia seguinte.
Todavia, enviamos desta forma todo o nosso apoio e solidariedade com todas e todos os que sairão à rua em Cantanhede, assim como o sincero desejo de que esta situação inaceitável seja resolvida o mais brevemente possível.

A Assembleia Popular de Coimbra

Sem comentários: