A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Democracia saiu à rua… e na rua vai continuar!

No passado sábado, fez-se história na nossa cidade quando cerca de 20 mil pessoas (segundo a PSP) se juntaram para fazer acontecer a maior manifestação que Coimbra acolheu desde o 1º de Maio de 1974.



Neste dia 15 de Setembro, em Coimbra e em todo o país, a democracia saiu à rua. No entanto, não basta sair à rua uma vez para resolver os nossos problemas. É preciso continuar a trazer a democracia à rua, dia após dia, manifestando a nossa indignação e envolvendo-nos e organizando-nos nas nossas comunidades. Nesse sentido, fica o apelo à participação na Assembleia Popular que se realizará amanhã a partir das 19h, na Praça 8 de Maio, e nas acções de protesto que estão para muito breve.

Sem comentários: