A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Apoio à Manifestação Anti-ACTA e proposta de realização de uma Assembleia Temática

Amanhã, por toda a Europa, milhares de pessoas sairão à rua para erguer as suas vozes contra a ACTA (Anti Counterfeiting Trade Agreement), um acordo que ameaça a liberdade na internet. Este acordo tem o objectivo formal de proteger a propriedade intelectual a uma escala internacional, mas vai muito para além disso.

Dizer NÃO à ACTA é dizer NÃO a:
- Patenteação de sementes,
- Proibição de genéricos,
- Censura na Internet,
- Restrições na liberdade de expressão,
- Monitorização total de todas as nossas actividades online,
- Perda de liberdades e direitos civis,
- Perda de conexão com a Internet para aqueles que violarem estas regras.

A Assembleia Popular de Coimbra toma uma posição clara de rejeição da ACTA, e apoia a manifestação que foi convocada pelos Anonymous Coimbra para amanhã, às 11h30, na Praça da República. A mobilização contra este Acordo orquestrado de forma completamente anti-democrática é essencial!

A Assembleia Popular de Coimbra sugere ainda aos participantes a realização, no final do protesto, de uma Assembleia Temática em que, de forma aprofundada, se faça uma discussão e informação sobre a ACTA e as suas consequências e, eventualmente, se planeiem novas acções de protesto ou de sensibilização sobre a ACTA.




Lisboa | https://www.facebook.com/events/263755510363956/
Porto | https://www.facebook.com/events/278149665584864/
Viseu | https://www.facebook.com/events/290456474348283/
Coimbra | https://www.facebook.com/events/222604307833091/

Sem comentários: