A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

(Re)Pensar a Assembleia Popular de Coimbra - Dinâmicas, Mobilizações e Alternativas

(Re)Pensar a Assembleia Popular de Coimbra
- Dinâmicas, Mobilizações e Alternativas
2 de Dezembro, às 15 horas - Andy Warhol's Factory

 


Durante este último ano e meio, em Coimbra, algumas centenas de pessoas participaram ou entraram em contacto com as assembleias populares que surgiram com a acampada que teve lugar na Praça 8 de Maio em Maio e Junho de 2011.


Como (quase) todos os movimentos, grupos ou projectos, a APC é um espaço que, durante este tempo, passou por períodos de maior e menor participação por parte da população. Este é um desses momentos em que a participação é reduzida e urge, por isso, reflectir sobre as razões para este decréscimo de participação.


É necessário, agora mais do que nunca, (re-)pensar a APC enquanto espaço aberto não só de organização e mobilização da população, mas também de construção de alternativas.


Assim, no dia 2 de Dezembro a Andy Warhol’s Factory acolhe um dia de reflexão, discussão e partilha de ideias sobre a APC e sobre como a tornar um espaço mais inclusivo, dinâmico e construtivo.


Esta reunião da Assembleia Popular de Coimbra é aberta à participação de todxs, aparece e traz um amigo!


Localização da fábrica: http://maps.google.pt/maps?q=40.198708%2C-8.419527+%28Andy+Warhol+Factory%29&hl=pt-PT

Em caso de dificuldade em encontrar o local contactar tlm: 913.839.951

Evento facebook: http://www.facebook.com/events/494419093931493/
 

Sem comentários: