A Assembleia Popular de Coimbra (APC) é uma estrutura de deliberação colectiva aberta à participação de toda a comunidade cujos participantes mais activos são na sua maioria activistas inspirados pelos movimentos sociais que sucederam a primavera árabe, sobretudo o 15M espanhol mais conhecido como movimento dos indignados. Em torno da APC têm-se organizado acções diversas com cariz apartidário, laico e pacífico, visando a recuperação do sentido de comunidade através da ocupação dos espaços públicos. Acreditamos que da luta pelo "público" e pelo "comum" poderão ser lançadas as sementes para uma nova democracia. Uma democracia inclusiva, onde os valores da autodeterminação (ou autonomia), da igualdade e da liberdade sejam as linhas condutoras da construção duma sociedade para todas e para todos. O processo de decisão usado na APC é o consenso e não o voto porque não se pretende que a APC tenha unicamente uma função legitimadora de projectos individuais ou de grupos com interesses específicos mas sobretudo que proporcione condições para o desenvolvimento de trabalho colectivo assente nos valores da solidariedade e do respeito.

domingo, 31 de julho de 2011

Comunicado de Imprensa da #acampadacoimbra (31 de Julho)


Cumprimentos,


A #acampadacoimbra vem informar que realizará a próxima Assembleia Popular no dia 11 de Setembro (Domingo), pelas 16:00 na Praça 8 de Maio.

Estão previstos para a segunda quinzena de Setembro dois debates, um sobre a privatização das Águas (e outras privatizações) e outro sobre Democracia (o que é, sob que formas existe e pode existir, etc...), possivelmente precedidos da exibição de documentários relacionados com esses temas.


Anunciamos desde já a adesão, através de uma acção local de mobilização e protesto, à mobilização internacional marcada para o próximo dia 15 de Outubro (ver: http://www.facebook.com/event.php?eid=249043168441719 https://www.facebook.com/event.php?eid=113736602047697 http://www.facebook.com/event.php?eid=217223788318602).


Manifestamos ainda todo o nosso apoio e solidariedade com o ES.COL.A do Alto da Fontinha (http://escoladafontinha.blogspot.com/) e a Horta Comunitária da Damaia (http://www.facebook.com/groups/hortacomuintariadamaia), que resistem apesar das acções tentadas e consumadas  por parte dos poderes locais de encerramento/inutilização dos espaços ocupados (sendo que o ES.COL.A chegou recentemente a um acordo com a Câmara Municipal do Porto).

Agradecemos a divulgação.